terça-feira, 27 de maio de 2014

"Não é a mesma pessoa!"

No início da minha vida de jornalista, trabalhava no semanário "Tempo", numa altura em que António Quadros escrevia semanalmente uma secção literária, a "Ideias e Livros" (anos oitenta) . Um dia, Peixe Dias, chefe de redacção, decidiu despedir-me, ideia que não foi consensual no directório do jornal. 

À falta de mais argumentos, João Isidro, sub-chefe de redacção, com a edição da semana em punho, acercou-se de Peixe Dias e disse-lhe: "Lê o que o António Quadros escreve sobre o Moraes Sarmento! Estás a despedir a pessoa errada!".  Confrontado com a situação e depois de ler o trecho em causa, Peixe Dias rematou: "Não é a mesma pessoa!" E assim fui parar ao Semanário que iniciava a sua publicação.

Num artigo sobre as revistas culturais e literárias, Quadros escreveu o seguinte: "Ensaio é uma revista de jovens universitários, dirigida por Francisco Moraes Sarmento. Distingue-se, para melhor, da maioria das publicações do género, pela atenção prestada ao pensamento, pela preocupação de uma reflexão filosófica, pela coragem das suas posições, bastantes heterodoxas em relação às linhas habituais de um vanguardismo em geral teleguiado por modelos pré-determinados e extrínsecos à nossa cultura".

Sem comentários:

Enviar um comentário